Quarta-feira, 8 de Junho de 2011

Época de exames #1

  • Estudo:

* Se és daqueles que vai acompanhando a matéria, tens de estudar à mesma; faz exercícios, pequenas revisões, aprofunda aquelas matérias em que não te safaste assim tão bem quanto querias... O estudo é importante, saibas a matérias ou não...

* Se és daqueles que às vezes tinhas preguiça, ou não achaste as matérias tão fáceis quanto isso, durante o ano lectivo, tens de estudar mais a fundo, fazer bastantes exercícios, revisões, etc.

  • Ajudas no estudo:

* Como já deves ter reparado, existem manuais de exames (para todos os anos em que eles existem); alguns têm testes, exames de outros anos e explicações de matérias, outros apenas têm os exames... A tua escolha depende de ti, dos preços e das tuas possibilidades.

( estes são os que tenho; comprei-os no ínicio do 2º Período, no Continente ou na FNAC [não me lembro bem]; aconselho a todos ;) )

  • Apontamentos, resumos, exercícios:

* Se tens apontamentos e resumos desde o ínicio do ano (e se tiveres dos anos anteriores, também) aproveita-os... Dá-lhes uma olhadela, certifica-te que estão correctos e com a matéria que precisas e aproveita-os (:

* Podes resolver fichas (não só disponíveis em livros mas, também, na internet), exercícios das aulas, fichas que o professor te tenha fornecido... Aproveita tudo, será uma grande ajuda.

  • Mito ou verdade?! O chocolate acalma?

* Já ouviram dizer que, um quadrado (ou dois) de chocolate acalmam-te? Duvidas-te? Não duvides, é verdade... O chocolate acalma e dá uma sensação de calmia, devido a uma substância que ele contêm, denominada por fluoxetina. Continuas a duvidar? Podes pesquisar na internet ou, então, tentar :)

  • O que fazer no dia antes do exame?

* Dá umas revisões nos exercícios e resumos.

* Vai para a cama cedo.

* Não te esqueças de colocar o despertador para uma hora antes do exame, pelo menos.

  • O que fazer no dia do exame?

* Não fiques mais tempo na cama assim que o despertador tocar, o tempo que tiveres nesse dia é necessário para tudo e para não chegares atrasado.

* Toma um bom pequeno almoço, cheio de vitaminas.

* Evita falar com pessoas nervosas.

* Antes de entrares, come um pouco de chocolate (se quiseres, claro) para te manteres calmo.

* Evita estudar antes do exame.

  • O que fazer no exame?

* Não entres em stresse, isso só irá piorar... Lê as perguntas com atenção e responde só ao que te é pedido, não acrescentes mais do que aquilo que realmente é necessário, poderá correr-te mal.

* Abstrai-te de tudo o que te rodeia e concentra-te no teu trabalho, mesmo sabendo que os exames são rigorosamente vigiados, poderá haver sempre alguém a chamar, tentar copiar e a picar contigo, para te desconcentrar... Não ligues; mesmo que seja um amigo teu a chamar-te porque não sabe algo, não lhe respondas porque podes prejudicar-te. Imagina que te apanham, o teu exame fica anulado e, quem perde, és tu (porque, por coincidência, quem te chama safa-se sempre).

* Não respondas com pressa, tens tempo suficiente (e de tolerância, até) para responderes e pensares nas tuas respostas...

* Não te atrases.

 

Boa sorte (:

publicado por NOVO BLOG acupoftea.blogs.sapo.pt às 16:00
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Catarina a 8 de Junho de 2011 às 18:11
Parabéns pelo post, acho que está bastante bom. :)
Só queria acrescentar uma coisa, tu (quase) no final dizes "responde só ao que te é pedido, não acrescentes mais do que aquilo que realmente é necessário" e é claro que isto está correcto, mas os alunos do secundário não podem pensar assim, especialmente em disciplinas como Biologia e Geologia. É que as perguntas (em exames, testes intermédios e mesmo testes de professor) perguntam-te uma coisa, e tu tens de responder o que te pede e ainda falar do contexto em que está inserido, o que acaba por preencher quase metade da folha de resposta por cada pergunta de desenvolvimento.
Não leves a mal, o que tu escreveste está correcto, mas tu estás no 9º ano, e claro que vais perceber o que quero dizer quando entrares no secundário (dependendo da área que escolhas, não sei), porque requer um estudo muito mais intensivo ao longo de todo o ano, porque se só estudarmos antes dos testes (como muitos fazem no básico), mesmo que percebas a matéria, chegas aos testes e estampas-te completamente, porque muitos professores não facilitam em nada a entrada ao secundário... é uma mentalidade completamente diferente, e quando chegares ao final do 10º ano vais olhar para trás e pensar "Quando cheguei aqui no primeiro dia era tão criancinha, comparado com o que sou hoje."
Mas pronto, não te quero assustar com o secundário, se acompanhares a matéria e estudares logo desde o início consegues tirar boas notas facilmente e tirando uma coisa ou outra, a matéria é quase tudo coisas que já demos no 7º, 8º e 9º, só que mais aprofundado. :)
Nem sei se tiveste paciência para ler isto tudo até ao fim, mas se tiveste, desculpa o testamento e não leves a mal o que disse lá em cima.
Beijinhos, tens um blog muito bom.


De NOVO BLOG acupoftea.blogs.sapo.pt a 8 de Junho de 2011 às 18:33
Não levei nada a mal, até te agradeço...
Eu disse isso porque, como os meus stores dizem, existem alunos que têm a mania de enrolar tanto que o assunto até começa a ser outro, é mais nesse contexto que está ali mencionado isso até porque, como dizes, sou do 9º ano e ainda tenho muito para aprender (:
Muito obrigada pelo elogio, a sério... Por vezes penso que não tenho leitores (vendo pelos poucos comentários, posts, opiniões, etc.), obrigada mesmo (:
E não me assustas ao dizer isso, já sei que nem tudo é pêra doce e todos temos de nos mentalizar disso; acho que saimos do 9º ano pouco mentalizados, porque os nossos professores apenas se preocupam com '' vão ter um exame muito importante '' e , muitos deles, nem se dão ao trabalho de nos incentivar, dizerem que desejam o melhor e assim... Alguns até nos rebaixam e dizem que não sabem o que vamos fazer no teste, visto que somos tãão inteligentes (com ironia, sem dúvida)...
Mais uma vez, obrigada (:
[ e desculpa o testamento, tbm xD ]
Beijinhos


Comentar post

Mais sobre nós

Home

Faz o teu pedido

Estilos

Especiais

Roupas

Looks

Maquilhagem

Cabelo

Rúbricas

Extras

Pesquisar no blog

 

Posts recentes

Inspira-te neste inverno ...

Outono/Inverno #1 - Dicas

Inspira-te #7

Novo Visual no Teen Fashi...

1/Novembro

arquivos

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010