Domingo, 2 de Janeiro de 2011

Regresso á rotania escolar - Como tirar melhores notas

O sonho de todos os alunos é terem óptimas notas e de preferência com o menor esforço possível. Bem, quanto ao esforço não há nada a fazer, ele tem de existir se queres ver resultados, mas quanto ao método posso dar uma ajudinha.

1 - Descansa pelo menos 8 horas, toma sempre o pequeno-almoço e ouve uma música que te alegre ou procura fazer qualquer coisa que te anime logo de manhã. Tudo isto fará com que te sintas mais bem-disposta e com as tuas forças no máximo e melhorará o teu desempenho. "Corpo são, mente sã"

2 - Não faltes às aulas. Faltar um dia que seja é o suficiente para que percas o fio à meada e nunca mais consigas apanhar o barco. Faz todos os esforços para não faltares a nenhuma aula e caso tenhas mesmo de faltar (por motivos de saúde ou outros de força maior) pede os apontamentos a um colega e estuda a matéria em casa. Se tiveres alguma dúvida pergunta ao professor no final da aula (para não interromperes a aula visto que essa matéria já foi leccionada e tu é que não estiveste presente).

3- Presta muita atenção nas aulas e tira apontamentos. Por vezes estarmos sentadas ao lado da nossa melhor amiga só traz distracção e não nos ajuda em nada. Se esse é o teu caso então senta-te noutra mesa para evitares que isso aconteça. E nunca te esqueças de tirar sempre apontamentos do que o professor vai dizendo, podem ser uma grande ajuda na altura de estudar.

4 - Faz todos os trabalhos de casa e procura dar um olho à matéria leccionada nesse dia. Tira sempre um bocadinho de tempo para isto, é tempo que poupas na altura de estudar porque já não tens de começar do zero.

5 - Nunca estudes de véspera. Todas sabemos que os horários escolares são complicados, que temos outras actividades extra-escola e também precisamos de tempo para nós e para os nossos amigos. Isso tudo poderá fazer com que o teu tempo de estudo na véspera seja reduzido, o que te prejudicará. Tenta estudar pelo menos 3 dias antes (até ao 9º ano), 5 dias antes (do 10º ao 12º), 8 dias antes (na faculdade). Consoante os anos vão passando e o grau de dificuldade vai aumentando mais demorarás a conseguir perceber bem a matéria, por isso maior terá de ser a distância entre o início do teu estudo e o teste/frequência.

6 - Não estudes de madrugada. Mesmo que tenhas um melhor rendimento à noite não te serve de nada ficares na véspera do teste a estudar até às tantas da manhã. O que conseguirás com isso será apenas muito cansaço na hora do teste e pouca concentração. Na véspera tenta deitar-te cedo para que a tua cabeça possa descansar depois de tanto tempo de estudo.

7 - Procura o melhor método para perceberes/decorares as coisas. Algumas pessoas dão-se melhor a ler o livro e completar com os apontamentos do caderno; outras sublinham; outras leiem em voz alta; outras passam os apontamentos várias vezes... Experimenta até encontrares o melhor método para ti.

8 - Estudar em grupo pode ser bom para partilharem e resolverem dúvidas, mas certifica-te que as pessoas que escolhes para isso querem mesmo estudar e não vão destabilizar. Juntares-te num grupo em que acabam a falar de tudo menos da matéria do teste não te vai ajudar nada.

9 - Estuda num sítio com bastante luz e confortável. Em cima da cama pode não ser o melhor local, visto que a posição não é propícia. Estuda numa mesa, seja a tua secretária, a mesa da cozinha ou a da sala de jantar.

10 - SÊ POSITIVA! Olhar para o copo metade cheio ajudará mais depressa a vê-lo cheio do que olhar para ele metade vazio. A maneira como encaras as coisas pode determinar o teu sucesso ou fracasso. Estar nervoso é normal, mas estar num estado como se a tua vida dependesse daquele teste só fará com que bloqueis. Se seguires todos os passos anteriores só terás motivos para te sentir confiante por isso relaxa e pensa que o que o teste já está feito e o que tu não souberes também não vais passar a saber naqueles últimos segundos, e muito menos vais saber mais por estares nervosa. Por isso acalma-te, faz o teste e os erros que cometeres irás corrigi-los na próxima vez.

11 - Na hora do teste não estejas constantemente a olhar para o relógio, isso só te trará nervosismo. Faz primeiro as perguntas que sabes melhor, ou as que valem mais e deixa as outras para o fim. Podes até estipular um determinado tempo para cada pergunta, se isso for uma ajuda. Se não souberes uma pergunta, passa à frente, mas tenta sempre voltar a ela e responder (mesmo que te pareça asneira o que estás a dizer). Às vezes quando arriscamos conseguimos alguns pontos, mesmo que poucos, que podem fazer a diferença.

12 - Revê o teste. Erros de escrita e de gramática são frequentes quando estamos mais concentradas no que queremos dizer do que na maneira como dizemos. Procura ter sempre pelo menos 5 minutos para reler o teste todo e corrigir essas pequenas falhas.

13 - Depois do teste tira um bocadinho para ti, para ires passear, ao café ou espairecer na maneira que te apetecer. Aliviar a tensão preparar-te-á melhor para os testes seguintes (como se costuma dizer, um teste nunca vem só, costumam ser todos seguidos e sem nos dar quase tempo de descanso).

14 - Uma coisa muito importante que me lembrei agora por falar em testes seguidos é: como estudar para testes em dias seguidos que não têm os tempos de intervalo que eu estipulei para estudar? Pois é, isso acontece frequentemente. O truque é começares a estudar mais cedo e aproveitares por exemplo os fins-de-semana e as tardes ou manhãs livres para estudar mais do que uma disciplina. Faz esquemas ou horários de estudo se isso te ajudar a orientar.

 

Informação retirada daqui

tags:
publicado por -inêspattinson. às 17:26

editado por NOVO BLOG acupoftea.blogs.sapo.pt às 17:37
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De - mariap. ♥ (demiportugal.com) a 2 de Janeiro de 2011 às 17:30
Oláa, o Demi Portugal continua á procura da vagas para postadores do site. Então, se estiveres interessado, basta visitares o nosso site, ver o que está disponivel e o que tens de fazer. Por favor, estamos a precisar do máximo possivel, por isso, se pudesses divulgar, ou arranjar alguém que possa participar, diz-nos (:
É tudo, por agora.

Beijos,
Maria & Mariana,

http://demiportugal.pt.to


De Rita a 8 de Julho de 2011 às 12:38
Obrigado estas dicas vão-e dar muito jeito.
Apesar da maior parte das vezes tirar vários 5 este ano vou entrar no 9º ano (estou super nervosa)!
Beijinhos<3



De NOVO BLOG acupoftea.blogs.sapo.pt a 8 de Julho de 2011 às 14:14
Vais ver que vai correr tudo bem (:
Boa sorte ;)


Comentar post

Mais sobre nós

Home

Faz o teu pedido

Estilos

Especiais

Roupas

Looks

Maquilhagem

Cabelo

Rúbricas

Extras

Pesquisar no blog

 

Posts recentes

Inspira-te neste inverno ...

Outono/Inverno #1 - Dicas

Inspira-te #7

Novo Visual no Teen Fashi...

1/Novembro

arquivos

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010